Fiz este registro para que vocês entendam melhor sobre o nó de pinho, segmento do galho da Araucária composto por um material extremamente forte, sendo comparado por muitos a rochas!
Nó de Pinho é uma parte do pinheiro, segmento do galho, originário da inversão dos galhos embutidos no tronco, envolvidos pelas camadas lenhosas. Os pinheiros são conhecidos também como Pinheiro-do-Paraná, pinheiro brasileiro, Araucaria brasiliensis ou araucaria angustifolia.
A araucária é a única espécie de seu gênero de ocorrência natural no Brasil, e suas florestas concentradas, ocupam 20 milhões de ha, distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul (25%), Santa Catarina (31%), Paraná (40%), sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro (1%) e São Paulo (3%). O nó de pinho tem forma cônica, em média mede 30 cm de comprimento e 20 cm de diâmetro.
São relativamente pesados devido ao fato de estarem impregnados da resina natural do pinheiro-do-paraná. Essa circunstância dificulta a sua decomposição. O Fogo é uma das poucas formas de desintegração do nó de pinho. Os pinheiros chegam a atingir até 52 metros de altura e seus troncos a 8,5 metros de circunferência.
Imagem: Fernando Vidal - SmileBuilders OPPA
Fonte: Wikipedia
#araucária#floraserracatarinense#pelasaúdedoplaneta#defloremfloraabelhaencheamata#santacosta#ods#agenda2030#onu#urubici#souiae#santaserra
Opmerkingen