Que país fantástico. Composto por paisagens exuberantes e uma fauna e flora magnífica.
Cada local é uma descoberta e não faltam lugares para apreciar o que de mais lindo nosso planeta tem a nos oferecer.
Seu povo é acolhedor e possui uma rica cultura, principalmente indígena.
Tive a oportunidade de entrevistar pessoas de comunidades e índios e foi um grande aprendizado. Para eles, a natureza é extensão de sua casa e o respeito é automático para todos os seres que compõe o ecossistema, pois entendem que se ela não estiver equilibrada, eles também não estarão.
Com o Tortuguita, percorri a Cordilheira dos Andes, o Litoral e o Deserto deste rico país.
Pude encontrar alguns problemas ambientais, semelhantes aos que encontrei na Argentina: fauna e flora local em perigo de extinção e plástico no litoral e deserto (estes trazidos pelas águas do oceano e viajantes da estrada).
Apesar de alguns problemas, o país busca com todas as suas forças tornar suas atividades mais sustentáveis, com energia eólica e solar (podemos avistar este tipo de energia por todo o país). Há também uma enorme preocupação em multiplicar as atividades de proteção da fauna e flora através de educação ambiental.
Um lugar incrível, onde podemos avistar nosso planeta do alto, escalando as maiores montanhas e vulcões das Américas. Estas escaladas nos tornam mais humildes diante da imponência destes gigantes naturais.
Obrigado Chile, já sinto a sua falta e tenho certeza que logo voltarei.
Abaixo deixo algumas informações dos locais que tive a oportunidade de visitar:
A Cordilheira dos Andes
A cordilheira dos Andes (em quíchua: Anti(s)) é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica desta datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente oito mil quilômetros de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o monte Aconcágua, com 6 962 m de altitude.
A cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem de Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como América Andina. A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.
Santiago do Chile
É a capital e maior cidade do Chile, fica em um vale circundado pelos Andes cobertos pela neve e a cadeia de montanhas chilena. A Plaza de Armas, o coração do centro velho colonial da cidade, abriga 2 pontos turísticos históricos neoclássicos: o Palacio de la Real Audiencia de 1808, sede do museu de história nacional, e a catedral metropolitana do século 18. La Chascona é a casa do poeta Pablo Neruda que foi transformada em museu.
Hoje passa por um problema político. Uma manifestação do povo para o povo. Espero que logo a população posso solucionar este empasse e está linda cidade volte a sua normalidade.
La Serena
La Serena é uma comunidade da província de Elqui, localizada na Região de Coquimbo, Chile. Possui uma área de 1.892,8 km² e uma população de 211.275 habitantes. La Serena é a capital da Região de Coquimbo. Esta é parte de uma área turística muito importante do país. Possui uma linda orla, composta por muita natureza e escolas de surf que praticam o surf sustentável.
Vicuña
É uma comunidade da província de Elqui, localizada na Região de Coquimbo, Chile. Possui uma área de 7.609,8 km² e uma população de 24.010 habitantes (2002).
É também um dos melhores lugares do mundo para avistar as estrelas e por este motivo, lá se encontra o observatório Mamalluca.
Taltal
Taltal é uma comuna da província de Antofagasta, localizada na Região de Antofagasta, Chile. Possui uma área de 20.405,1 km² e uma população de 11.100 habitantes Taltal é referida no poema II, de Pablo Neruda, na obra Cem Sonetos de Amor Por isso devem inspirar meu filho Marcelo e Denisa a conviverem bem por lá. A população é extremamente preocupada com a reciclagem e possuem contenedores para depositar o material em locais específicos da cidade.
Deserto do Atacama
Ele está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo. É o deserto não polar mais seco do mundo, pois chove raramente na região, em consequência de as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva.
De acordo com estimativas, o deserto de Atacama ocupa 105.000 quilômetros quadrados, ou 128.000 quilômetros quadrados se as encostas inferiores dos Andes forem incluídas.
A maior parte do deserto é composta por terreno pedregoso, lagos de sal (salinas) e areia.
As temperaturas no deserto variam entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3000 habitantes e está a 2400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros, além de possuir uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, com bares e restaurantes lotados e pessoas conversando e planejando o dia seguinte.
Commenti