Descubra a Serra Catarinense
Sede dos primeiros hotéis-fazenda do país, a Serra Catarinense está localizada a apenas 2 horas de carro do litoral. A viagem até lá é uma atração à parte, tal a beleza das paisagens que você encontrará no caminho. Ao todo, 17 municípios compõem toda essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina.
Fonte: Turismo.SC.Gov
Fotos: Fernando Vidal
Perca o fôlego com algumas das mais espetaculares
paisagens do Sul do Brasil
A beleza natural da Serra Catarinense impressiona. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.
Conheça o Brasil que neva
A Serra Catarinense tem picos com altitudes que chegam a 1.827 metros (Morro da Boa Vista). É umas das regiões mais frias do Brasil, a única onde neva em quase todos os invernos – ainda que por poucos dias. Nessa época do ano, a paisagem ganha um toque especial, com geadas, nevoeiros, granizo, cachoeiras congeladas e nevascas que fazem a alegria de turistas de todas as partes do país.
Aventure-se no paraíso do ecoturismo
Os adeptos do ecoturismo vão encontrar na Serra Catarinense o lugar perfeito para a prática do trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e outras atividades, como a pesca esportiva da truta. A região também dispõe de inúmeros pesque-pagues, locais onde a pescaria é feita em açudes, com boa infraestrutura para os visitantes.
Recarregue as energias no berço do turismo rural brasileiro
Foi na Serra Catarinense que surgiram os primeiros hotéis-fazenda e pousadas rurais do Brasil. Hoje, a região conta com uma vasta oferta de estâncias, que oferecem todo o conforto e infraestrutura de lazer. Cavalgar ao ar livre, respirando o ar puro da montanha, é apenas uma das opções à sua disposição.
Urubici
Com paisagens espetaculares, Urubici é uma das principais estrelas da Serra Catarinense. As atrações naturais do município, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, fazem dele um dos destinos mais procurados no país pelos adeptos do ecoturismo. São tantas as opções que é difícil saber por onde começar: rapel em cachoeiras com até 100 m de altura, cavalgadas por vales e campos de altitude, canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas guiadas em torno de cânions. Imperdível também é a vista da Pedra Furada, no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do Sul do Brasil (1.822 m de altitude), e a Serra do Corvo Branco, a cerca de 30 km do centro da cidade. A região oferece boas opções de hospedagem, de hotéis-fazenda a charmosas pousadas.
Ecoturismo e Esportes de Aventura
Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa
Morro da Igreja e Pedra Furada
O Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto de toda a região sul do Brasil (1.822 m de altitude), onde são registradas as temperaturas mais frias do país (17,8 graus negativos, em 1996). Em seu topo, é possível apreciar a Pedra Furada, escultura natural com uma “janela” de cerca de 30 m de circunferência, cartão postal da Serra Catarinense. A vista das montanhas, dos campos de altitude e da planície litorânea é espetacular, seja em dias de céu aberto ou mesmo quando um tapete de nuvens se forma abaixo do morro. O local sedia uma base da Aeronáutica e fica a poucos quilômetros do Centro de Urubici.
Serra do Corvo Branco
Emoções fortes aguardam quem pretende conhecer a Serra do Corvo Branco. Situada a 30 quilômetros do Centro de Urubici, tem um visual impressionante, que começa na fenda que corta dois enormes paredões de pedra. A estrada que desce em direção a Grão Pará é vertiginosa, revelando paisagens deslumbrantes e inteiramente selvagens. Os motoristas devem redobrar a atenção porque as curvas são fechadas e a estrada é estreita em muitos pontos.
Atividade - Trekking
Sobre o Atrativo
Extensão : 8,8 KM (ida e volta)
Duração aproximada : 4 horas (ida e volta)
Nível de dificuldade: moderado a pesado
Fazendo esse passeio, o visitante terá vistas de tirar o fôlego (inclusive para a Pedra Furada e o paredão que dá o nome do Morro da Igreja) e poderá conhecer a nascente do Rio Pelotas e tomar um delicioso banho de rio. Trata-se de uma trilha linear cujo retorno se dá pelo percurso inverso.
Acesso
A Trilha das Nascentes do Rio Pelotas tem início no km 13 da Estrada do Morro da Igreja, percorrendo 4,4 km até a borda da Serra Geral. Corresponde também a trecho da travessia do Parque Nacional, integrante do Caminho das Araucárias, trilha de longo curso em implantação no sul do país.
Para acesso a trilha, o visitante deverá seguir os mesmos trâmites previstos para a visita ao Morro da Igreja, ou seja, portar uma autorização de visita ou estar acompanhado de um(a) condutor(a) autorizado(a) para ter acesso pela portaria do parque na estrada do Morro da Igreja. Portanto, para realizar a trilha é necessário:
- REALIZAR O AGENDAMENTO PRÉVIO PARA ACESSO AO MORRO DA IGREJA, POR MEIO DOS LINKS NA PAGINA INICIAL https://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/ ( + AGENDAMENTO MORRO DA IGREJA / PEDRA FURADA)
- RECEBER A CONFIRMAÇÃO DO AGENDAMENTO POR EMAIL
- RETIRAR A AUTORIZAÇÃO DE VISITA NA SEDE DO ICMBio
- ASSINAR O TERMO DE CONHECIMENTO DE RISCOS: AO RETIRAR A AUTORIZAÇÃO NA SEDE DO ICMBIO, INFORMAR SOBRE A REALIZAÇÃO DA TRILHA E SOLICITAR O TERMO PARA ASSINATURA.
Fonte: Site Parque Nacional de São Joaquim
Trilha das Nascentes do Rio Pelotas
Pedra da Águia
Atividade - Trekking, Rapel, Ciclismo
Formação de arenito, cujo formato lembra a cabeça de uma águia. Localizada a cerca de 30 km do Centro de Urubici, próximo à Serra do Corvo Branco, é uma boa opção para os praticantes de rapel (120 m), ciclismo e trekking. Observação do Vale do Rio Canoas.
Morro do Campestre
Atividade - Trekking
Formação de arenito com 1.380 m de altitude.
Do topo dos morros, tem-se uma linda vista panorâmica do Vale do Rio Canoas. Localizado em propriedade particular, com restaurante, banheiros e estacionamento.
É indicado para trekking.
Atividade - Rapel, Trekking, Tiroleza
Cachoeira do Avencal
Trekking e rapel em uma das maiores quedas d'água da região, com 100 m de altura. Na parte superior da cachoeira, pratica-se a tirolesa. Localizada a poucos minutos do Centro de Urubici, tem acesso tanto pelo alto da cachoeira (de carro) quanto pela parte inferior (trilha). Estrada Geral de Urubici, em direção a São Joaquim, no Morro do Avencal, Km 34, entrada à direita. Fone: (49) 9102-8729.
Cachoeira do Rio dos Bugres
Atividade - Trekking, Camping
Se você deseja sentir o espirito da Serra Catarinense, este é o local. Com 218 metros, a Cachoeira do Rio dos Bugres é uma das maiores e mais belas cachoeiras de Urubici e de Santa Catarina.
A queda se localiza no topo do Campo dos Padres, de onde despenca em um cânion, entre profundos paredões. Para completar o belíssimo cenário, na metade de baixo há uma enorme gruta com vegetação nativa nos arredores.
É possível acessar o local com qualquer tipo de veículo, apenas pedimos cautela em dias de chuvas volumosas.
Altos do Corvo Branco
O empreendimento de propriedade particular, proporciona uma experiência única na Serra Catarinense.
O acesso é facilitado inclusive para veículos de passeio, o Altos do Corvo Branco dispõe de seis mirantes com vista panorâmica para os principais pontos de Urubici, desde o alto do Morro da Igreja ao Cânion do Espraiado e do Vale do Canoas ao litoral catarinense.
O local possui paisagens de tirar o fôlego que surpreendem com sua beleza ímpar e mirantes com balanços para aquele registro único! Por lá também podemos encontrar uma excelente infraestrutura com estacionamento, banheiros, placas de orientação ao longo de todo o percurso das trilhas e atendimento bilíngue.
Você pode chegar até lá através da Rodovia SC-370, ao lado do Corte da Serra do Corvo Branco. A estrada de acesso é pavimentada de forma a proporcionar conforto e segurança aos visitantes - são 800 metros de estrada com proteção de guard-rails e curvas alargadas.
Você pode fazer o trajeto de carro, de bike e também a cavalo se preferir. O local disponibiliza bicicletas para locação e cavalos mansos domados para cavalgadas.
O atrativo está aberto para visitação todos os dias das 8h da manhã às 17h da tarde.
Atividade - Trekking, Montain Bike, Cavalgada
Camping Arroio do Engenho
Atividade - Trekking, Camping
Local de natureza exuberante com ecossistema preservado.
O Arroio do Engenho dispõe de camping, rio e as trilhas de Cachoeira da Neve (única cachoeira que produz a própria neve com as condições necessárias) e Cachoeira das Araucárias.
Lá também podemos encontrar uma linda criação de Abelhas Nativas Sem Ferrão. Experiência para toda a vida.
Gruta Nossa Sra. de Lourdes
Atividade - Trekking, Religião
Ponto de peregrinação religiosa, fica na localidade de Santa Terezinha, a 10 km do centro de Urubici, no caminho para o Morro da Igreja. É uma gruta natural, cercada por paredões, na qual desde 1944 existe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Objetos e fotos deixados no local pelos fiéis são testemunhos das graças alcançadas. Uma queda d'água com mais de dez metrosde altura completa o encanto de cenário. No local é realizada em outubro a Romaria da Penitência.
Cachoeria Papuã
Atividade - Trekking, Caminhada
O local fica localizado a aproximadamente 3km da entrada do Parque da Cachoeira do Avencal.
O Parque Turístico dispõe de uma passarela com 300 metros de extensão que terminam em uma plataforma-mirante de vidro para contemplação da paisagem incrível. A plataforma fica às margens de um perau de cerca de 120 metros de altura e de onde se vistam as duas quedas d'água belíssimas!
Integrada à natureza, a trilha é composta de várias placas informando sobre a flora local.
O parque funciona todos os dias, das 08 às 18h.
Valor do ingresso consultar a direção do Parque.
Camping Terras do Sul Eco
Atividade - Trekking, Caminhadas
Terras do Sul é uma hospedaria de aventura situada na cidade de Urubici, na Serra Catarinense, que oferece um ambiente muito agradável, aconchegante e com belíssimas paisagens, entre os principais pontos turísticos da região.
O objetivo do local é proporcionar momentos únicos e experiências inesquecíveis. Oferecem um espaço amplo repleto de trilhas entre CACHOEIRAS, MONTANHAS, RIOS e uma exuberante e incrível MATA NEBULAR! Além, claro, da presença constante de araucárias nativas, margeando o pitoresco Rio do Bispo com suas águas limpas e cristalinas.
As trilhas do local são auto guiadas, sinalizadas até o destino final, partindo da propriedade.
Morro do Parapente
Atividade - Trekking, Caminhada, Voo de Parapente
É o atrativo do Morro dos Parapentes, é mais um dos pontos turísticos encantadores de Urubici.
Ao visitar o local você poderá desfrutar do nascer ou pôr do Sol. Momento encantador!
Dois balanços agregam ao local uma experiência incrível, tendo ao lado um deck para aprecia a vista da cidade.
É desse morro que partem os esportistas com seus parapentes para passeios aéreos incríveis - dando o nome do local!
O acesso ao Morro do Parapente é no bairro Esquina. Seguindo até o final da rua lateral da Churrascaria Tradição (Rua Manoel Pinto de Souza) vire à direita. Logo após a subida de um pequeno morro você verá a primeira placa de indicação. A partir deste ponto são 4km de estrada de chão, em boas condições. Alguns trechos estão prejudicados por valetas formadas em função das chuvas, mas dirigindo com cuidado e devagar, mesmo os carros pequenos conseguem subir.
São Joaquim
Neve, maçãs e vinho. Com esses três ingredientes, São Joaquim está se tornando um dos roteiros mais prestigiados de Santa Catarina. O município, que tem cerca de 25 mil habitantes, é hoje o principal destino dos turistas ávidos em apreciar a beleza da neve em solo brasileiro. Quase todos os invernos neva em São Joaquim, que é considerada a cidade mais fria do Brasil. Os hotéis-fazenda, pousadas e casas familiares convertidas em hospedagem também costumam ficar lotados na época da colheita da maçã (de março a maio), principal produto agropecuário da região. Mais recentemente, com a chegada de vinícolas de renome, São Joaquim também se tornou rota dos enoturistas. Alguns de seus vinhos e espumantes são premiados nacional e internacionalmente.
Atividade - Trekking, Caminhadas, Vinícolas
Vinícola Pericó
Atividade - Degustação de Vinhos,
Gastronomia, Caminhada
A Vinícola Pericó é encantadora, pois leva com ela a cultura de um povo trabalhador, apaixonado por sua terra, que dela tira o seu sustento, e através dos lindos parreirais, produzem vinhos finos de altitude da mais alta qualidade. Suas Matas de Araucária são incríveis e a preocupação com o meio ambiente é linda de ver.
Na WineStore, pudemos degustar o sabor do vinho produzido pelas uvas que crescem em terra basáltica, nos Campos de Altitude. Uma delícia! O atendimento é fantástico e agradeço imensamente à todos os colaboradores da vinícola pelo carinho que tiveram conosco.
Assim é a @pericovinhos, mais que uma vinícola, uma família. Muito obrigado e até breve!
#vinícolas #vinicolaperico #vilapericó #serracatarinense #saojoaquim #turismoecológico #vinhos #culturaserrana #agriculturafamiliar